A técnica perfeita de nado peito
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A técnica perfeita de nado peito

O nado peito é o estilo mais comumente usado, mas é mal executado por muitos nadadores. Descubra como dominá-lo.

O nado peito é o estilo mais comumente usado, mas é mal executado por muitos nadadores. Descubra como dominá-lo.

O nado peito é o estilo mais comumente usado, mas é mal executado por muitos nadadores. Descubra como dominar o nado peito.

O nado peito é indiscutivelmente o mais técnico de todos os golpes, semelhante aos demais, o objetivo é ser o mais eficiente possível. No entanto, é a mais lenta, pois é a menos alongada das quatro braçadas e envolve uma batida de perna forte e um timing perfeito.

O nado peito é o mais lento, pois é o menos alongado dos quatro estilos de natação e envolve uma batida de perna forte e um timing perfeito.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a dominar sua técnica de nado peito, concentrando-se na parte-chave do corpo envolvida no nado:

Cabeça

  • As mãos e os cotovelos estão dobrados ao lado do corpo e pressionados um contra o outro.
  • Nesse ponto, você vai levantar a cabeça, apenas o suficiente para inspirar.
  • Seu queixo deve estar apoiado na superfície da água ou logo abaixo dela.
  • Ao deslizar, você deve expirar, o que também o relaxará na extensão.
  • Seus olhos devem olhar para baixo, não force seu pescoço levantando muito alto.
  • Semelhante ao crawl, levantar a cabeça colocará pressão no pescoço e na coluna.
  • Quanto mais você levanta a cabeça, mais as pernas caem e o tornam ineficiente.

Posição corporal

  • Ao contrário do crawl, onde você pode girar para colocar menos massa corporal na água, no nado peito você tem uma posição de corpo plana e o objetivo é passar pela menor área de superfície possível.
  • A braçada é uma questão de tempo e é necessário ter músculos centrais fortes para mantê-lo estável na água.

Respirando

  • Novamente, é uma questão de tempo, é importante inspirar enquanto você está na fase de puxar da braçada, que o levará para cima para respirar pela boca e expirar sob a água através do deslizamento.
  • A respiração deve ser relaxada e não forçada, o mesmo ao expirar.

Braços

  • Mantenha os braços puxados o mais estreitos possível para quebrar a menor área de superfície possível.
  • Você puxa para trás em um movimento pequeno como uma concha com os cotovelos dobrados em seu lado.
  • Fazer um grande círculo de puxar o deixará mais lento, criando mais arrasto.
  • Na extensão, fique o mais relaxado possível e permita-se deslizar e recuar um pouco antes de desacelerar.
  • Quanto mais você praticar, melhor se tornará no momento disso.

Pernas e pés

  • As pernas e pés, ao contrário de qualquer um dos outros golpes, são a principal fonte de força, mais do que os braços.
  • Os pés são voltados para fora e são chutados em um movimento semelhante ao de uma rã.
  • Tornozelos e pés devem estar o mais relaxados possível.
  • Traga os pés de volta para as costas.
  • Movimente os pés para trás e para fora em extensão.
  • Quando os joelhos e as pernas estiverem retos, empurre os pés juntos para trás, o que permitirá que você deslize para a frente em uma posição alongada.

Praticando

Um bom ponto de partida para aprender o nado peito é fazer exercícios nas costas para entender o movimento e como você se impulsiona para frente. É um exercício básico, mas vai te ensinar a forma e o tempo da ação.

Turns

  • Ao se aproximar da parede, tente cronometrar de forma que você esteja na fase de deslizamento da braçada ao tocar a parede.
  • Você deve tocar a parede com as duas mãos em uma corrida, caso contrário, será desclassificado, por isso é uma boa ideia sempre praticar isso para adquirir um bom hábito.
  • Depois de tocar a parede, coloque os pés contra a parede lateralmente, sua cabeça sai da água para a curva.
  • Seu rosto irá então voltar para a água, empurrar em uma posição alongada e puxar para trás, chutar e estender para a braçada.

Aqui está um exemplo de exercício básico de nado peito (nas costas):

  • De frente para a parede, empurre com os braços acima da cabeça, as mãos juntas e estenda em uma posição alongada, de costas.
  • Vire as mãos com as palmas voltadas para fora e execute um movimento circular amplo, empurrando a água para trás e para fora inicialmente com os braços esticados e depois dobrando o cotovelo para juntar as mãos ao peito. Você não precisa esticar bem os braços.
  • Mova as mãos juntas de volta à posição inicial e estenda para trás atrás da cabeça iniciada pela ação de chute, girando os pés para fora e flexionando os joelhos. Chute para fora em uma varredura como forma de pernas esticadas juntas.
  • Repita a varredura de braço novamente e siga o mesmo processo. O tempo é a chave.