Perguntas frequentes sobre natação em águas abertas
Águas Abertas

Perguntas frequentes sobre natação em águas abertas

Se você está confuso sobre certos assuntos de natação em águas abertas, verifique algumas das coisas essenciais que você precisa saber.

Se você está confuso sobre certos assuntos de natação em águas abertas, verifique algumas das coisas essenciais que você precisa saber.

Se você está confuso sobre certos assuntos de natação em águas abertas, verifique algumas das coisas essenciais que você precisa saber.

Você precisa usar roupa de neoprene?

A maioria das organizações e corridas aconselham os indivíduos a usar roupas de neoprene por razões de segurança, embora em algumas provas de triatlo elas possam ser obrigatórias se a temperatura estiver abaixo de um certo nível. Principalmente se for nadar no inverno ou em águas frias, podem ser necessárias roupas de neoprene para reter o calor, pois em casos graves a água fria pode causar hiperventilação ou até hipotermia. As roupas de mergulho são necessárias principalmente para a manutenção da temperatura corporal e, mesmo nos meses de verão, as roupas protegem o corpo contra o frio da água. Eles também o mantêm flutuante, mantendo-o seguro e elevado na água, ajudando no seu desempenho e capacidade de natação. Muitos provedores online vendem e alugam roupas de neoprene para suas necessidades.

Quais são algumas dicas úteis de treinamento?

É importante, em primeiro lugar, praticar as técnicas de águas abertas, porque nadar em uma piscina requer uma forma muito diferente de nadar. É fundamental desenvolver uma boa técnica de mira, pois saber para onde você está indo é muito mais difícil do que seguir uma raia na piscina. Testar a si mesmo colocando marcadores à distância e repetidamente garantindo que você está olhando para cima e se mantendo no alvo fará com que sua técnica de mira floresça, precisando olhar para cima e se reposicionar com menos frequência.

Começar em águas profundas também é um truque útil para saber antes de nadar em águas abertas. Sem parede para empurrar, você precisará da capacidade de se mover rapidamente sem precisar de qualquer ajuda. Pisar na água e começar do fundo do poço são ótimas maneiras de desenvolver essas habilidades. Também é importante aprender a respirar nos dois sentidos ao nadar em águas abertas, como se você respirasse do seu lado esquerdo, se nadar com alguém à sua esquerda, você pode respingar ao tentar respirar. Em vez disso, seja capaz de mudar de lado ao inspirar para manter um bom fluxo e padrão respiratório.

O que acontece se você ficar cansado?

Na maioria dos eventos aquáticos, os caiaques de segurança estarão situados em pontos diferentes, acompanhando os nadadores e observando quaisquer problemas que você possa ter. Barcos a motor com salva-vidas treinados e profissionais médicos estão à disposição para quaisquer problemas ou necessidades. Se você está apenas cansado, mas não precisa de ajuda, deitar de costas é uma boa maneira de fazer uma pausa parcial. Se decidir que precisa de ajuda, enquanto estiver de costas, levante o braço e uma equipe de segurança estará por perto.

Quão diferente é nadar em uma piscina?

A natação em águas abertas pode ser muito diferente do que simplesmente dar voltas na piscina por uma série de razões. Em primeiro lugar, geralmente há uma corrente, que, se contra você, pode ser extremamente difícil e muito mais difícil. As piscinas são normalmente aquecidas e relativamente silenciosas; ao ar livre você terá todos os elementos contra os quais lutar e outros nadadores por perto, chapinhando, ao contrário das piscinas, restritas às raias. A distância também é mais difícil de calcular, pois você não obterá necessariamente os detalhes exatos de quão longe você nada. O ritmo também é mais difícil de controlar, pois julgar o ritmo por voltas na piscina é obviamente mais fácil. Se você está tentando melhorar a técnica de natação em vez de resistência ou durabilidade, é melhor ficar na piscina, pois fatores ambientais podem afetar sua técnica, como correntes, temperaturas, outros nadadores e assim por diante. Geralmente as piscinas têm uma sensação muito mais calma sobre elas, mais espaço, mais fáceis de controlar e monitorar, mas a natação em águas abertas é uma ótima maneira de adicionar um pouco de variedade e se esforçar.

Onde você nada e por quanto tempo?

Qualquer regra para qualquer novo exercício começa devagar. Encontre uma rota ou evento de baixa intensidade e distância e, em seguida, comece gradualmente a subir. Os grupos de águas abertas terão diferentes raças e encontros disponíveis para você escolher o que é melhor para o seu nível. Só porque você pode nadar uma certa distância em uma piscina não significa que você será capaz de nadar ao ar livre, então certifique-se de aumentar gradualmente sua distância e ritmo. A resistência e a familiaridade com a natação em águas abertas aumentarão; saber onde é melhor nadar no grupo, quão longe e rápido você pode nadar e assim por diante, tudo isso se desenvolverá com o tempo.

Que medidas de segurança você deve tomar?

A segurança é o passo mais importante ao nadar em águas abertas, seja você um nadador experiente ou um novato. Planejar sua rota, separar o equipamento apropriado e garantir que você está apto e capaz o suficiente para nadar são medidas importantes para garantir a sua própria segurança e a de outras pessoas. Também é importante conhecer sua técnica de traçado. Praticar em piscinas para garantir que você esteja confortável e confiante ao usar um determinado estilo, fazer algumas alterações preferenciais pode refletir muito em seu desempenho e mantê-lo seguro. A maioria dos grupos e corridas também terá pessoas e funcionários em pontos diferentes para monitorar e ajudá-lo caso você entre em dificuldade.

Você precisa de equipamento profissional?

O equipamento profissional não é especificamente exigido ao participar de natação em águas abertas, embora, em qualquer tipo de esporte, competir com equipamentos antigos e cansados ​​afetará seu desempenho e habilidade em comparação com aqueles que estão usando os equipamentos profissionais de alto desempenho mais recentes. Equipamentos inadequados ou inadequados prejudicarão enormemente o seu desempenho e habilidade, e ao fazer natação tão desafiadora, seu traje ou óculos de proteção são as últimas coisas em que você deve pensar! Um boné brilhante para mantê-lo visível e manter sua cabeça aquecida, botas de natação, luvas e meias também são apenas pequenas coisas que irão mantê-lo aquecido e seguro, mas não transmitindo sua habilidade de nadar. Um par de óculos de proteção de boa qualidade e uma roupa de neoprene adequadamente ajustada são coisas que não são requisitos, mas são muito úteis para mantê-lo nadando e se divertindo.

Como aperfeiçoar sua respiração?

Nadar em águas abertas pode nem sempre ser a forma mais fácil e relaxante de nadar e, se algo o assustar ou o deixar em pânico, é natural sentir a necessidade de virar de costas para recuperar o fôlego respirando profundamente. Na verdade, isso pode causar tonturas e vertigens, seja ingerindo muito oxigênio ou sofrendo de hiperventilação. Em vez disso, adapte sua mente para se concentrar na respiração, permaneça de frente e vire a cabeça para respirar bem, depois volte para a água e sopre bolhas em um ritmo constante. Este exercício de concentração irá acalmá-lo e regular sua respiração.

Eu preciso ingressar em uma organização?

Não é recomendado começar a nadar em águas abertas sozinho, portanto, ingressar em uma organização pode ser o mais seguro e benéfico. Embora não seja necessário adquirir uma associação para participar de diferentes eventos e natação em grupo, o registro é normalmente necessário. Muitas comunidades terão eventos locais de natação que podem ser inscritos. Quer você queira uma corrida mais competitiva ou apenas um desafio divertido com um grupo de pessoas encorajando você ao longo do caminho, as organizações de águas abertas são ideais para ajudá-lo a resistir à comunidade de águas abertas.